Com as mudanças tecnológicas e o crescimento de investimento em estratégias de marketing digital, as práticas tradicionais de publicidade acabaram perdendo um espaço considerável. De qualquer forma, esta área sempre representou uma maneira eficiente para buscar novos clientes e melhorar o relacionamento com os antigos, mas o que será que mudou entre a prática tradicional e o marketing digital de hoje?

Será que essas duas técnicas podem trabalhar em conjunto como acontece com os links patrocinados e a otimização de SEO? Antigamente, o marketing resumia suas áreas de atuação em plataformas de mídia offline, como por exemplo, televisão, rádios, jornais, revistas, outdoors, entre outros. Atualmente, ainda vemos propagandas nestes meios e, apesar de ser inegável que eles concorram arduamente com o meio digital, o público continua confiando mais naquilo que vê na TV do que na internet, por exemplo.

O alcance dos anúncios veiculados no marketing tradicional, na maioria das vezes, atinge diversos tipos de público a partir de uma comunicação não tão segmentada como acontece no meio digital. Além disso, outra dificuldade é mensurar os resultados que foram obtidos a partir de um investimento. Aliás…se falarmos no preço do marketing tradicional, ele também fica em desvantagem. Hoje, muitas vezes pode ser mais barato investir em anúncios Google do que em uma propaganda em revista.

Comunicar-se com o tipo do perfil do seu cliente a qualquer momento continuamente – é isso que boas estratégias de marketing digital proporcionam com os Face Ads, por exemplo. Um método assertivo faz com que seus investimentos sejam mais eficazes, evitando desperdícios e alcançando e superando resultados.

Com o marketing digital é possível ter alcance global e, dependendo do seu interesse, definir o raio de quilometragem que você quer que seu anúncio alcance. As métricas do

marketing digital são ótimos parâmetros para maximizar resultados por meio de redefinições de rotas.

O ideal é investir em estratégias de marketing que abranjam tanto o marketing tradicional quanto o digital, pois já vimos que, apesar da grande quantidade de pessoas que estão na internet, os meios de comunicação tradicionais ainda possuem grande audiência e confiabilidade por parte dos clientes.

Por Alex Pinhol, fundador da agência de Marketing Digital Webfoco.

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