Skip to main content

A Seleção Brasileira estreou na Copa do Mundo Feminina da FIFA 2023 na última segunda-feira (24) com vitória! As brasileiras venceram o Panamá por 4 a 0, com destaque para o hat-trick (três gols) de Ary Borges.

O Mundial Feminino está sendo um sucesso de audiência, tanto nos estádios, com ampla presença de público, quanto nas televisões da Austrália e Nova Zelândia. No jogo do Brasil não foi diferente: o estádio estava repleto de verde e amarelo e as atletas receberam apoio incondicional da torcida. Na TV aberta, fechada e nos canais de streaming, a partida também teve grande repercussão.

Neste ano, o apoio das marcas e da própria FIFA ao futebol feminino está sendo impressionante. Na última semana, a Federação Internacional de Futebol divulgou que esgotou a venda de todos os pacotes de patrocínio, mostrando o reconhecimento do mercado pelas atletas e pelo esporte.

Conforme noticiamos aqui no Adnews, Adidas, Rappi, Visa, Mastercard, Guaraná Antarctica, Nike e EstrelaBet são algumas das marcas presentes no Mundial que proporcionaram diversas ações apoiando e incentivando as nossas meninas de ouro.

O destaque da partida é ela! 

Estamos falando da Ary Borges sim! Com 23 anos e atualmente jogando no Racing Louisville FC, nos Estados Unidos, a atleta foi premiada como a melhor do jogo na primeira partida da Copa, contra a Seleção do Panamá. Ela marcou três gols e deu uma assistência.

A meio-campista é de São Luís do Maranhão e se aproximou do futebol ainda criança. Ary foi criada pelos avós dos 3 aos 10 anos, quando se mudou para São Paulo (SP) para morar com os pais. Mesmo sem muita condição financeira, sempre teve o apoio da família e começou a jogar futebol no Centro Olímpico, onde estreou profissionalmente.

Em seguida, Ary jogou no Sport, no São Paulo (onde foi campeã brasileira da Série A2) e no Palmeiras (onde conquistou a Copa Paulista e a Libertadores), até chegar aos Estados Unidos no final de 2022. Na Seleção Brasileira, já tem algumas passagens, começando pelo Sub-20 em 2018, time principal em 2020, ganhou a Copa América em 2022, e agora está disputando sua primeira Copa do Mundo.

A atleta, que já é patrocinada pela Nike, triplicou o número de seguidores no Instagram após a estreia no Mundial, chegando a quase 400 mil. Agora, outras parcerias devem chegar para somar em sua carreira.

@caiolo

GOL PROFETIZADO!!! ????????????⚽️ #aryborges

♬ som original – Caio Lo

E parece que o influencer futebolístico Caio Lo profetizou os gols de Ary na estreia do Brasil. No vídeo ao lado, publicado no TikTok de Caio, o influenciador bate um papo com a jogadora antes da partida e faz previsões que realmente se concretizaram!

Crescimento do futebol feminino

De acordo com dados da Sport Track, somente em 2022, 52% das mulheres passaram a praticar um novo esporte ou fazer atividade física. Entre os novos esportes, o futebol aparece no Top 10, com 6% de praticantes femininas.

Quando o tema é a prática total, o número é maior: 75% das mulheres praticam algum esporte ou atividade física. O futebol segue no Top 10, e 13% das mulheres dizem praticar a modalidade.

“A Copa começou e é muito interesse notar como os números do futebol feminino como negócio crescem de forma natural no Brasil. O mercado está atento e vai reagir. Cresce o interesse do fã, logo, cresce o interesse da mídia e dos patrocinadores. Claro, qualquer esforço a mais ajuda, mas mesmo assim, é um processo natural e em curso”, comenta Rafael Plastina, CEO da Sport Track.

Plastina acredita que, com tamanha visibilidade e engajamento das mulheres na Copa do Mundo Feminina, o cenário tende a mudar positivamente para o futuro levantamento, que vai analisar o ano de 2023. Para chegar ao levantamento, a Sport Track Edição 2022 realizou 2,1 mil entrevistas entre os dias 14 e 28 de outubro do ano passado.

* Com supervisão de Jéssica Bitencourt

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.