Facebook anuncia novidades durante o F8

Avatar
Recursos para produtores de conteúdo e bots no Messenger são destaque no primeiro dia do evento

Aconteceu na última terça-feira (12) a abertura do F8, conferência anual de desenvolvedores do Facebook. O evento continua nesta quarta-feira (13), mas já no primeiro dia contou com uma série de novidades anunciadas que podem interessar principalmente os produtores de conteúdo e profissionais de social media.

Durante a abertura, Mark Zuckerberg falou sobre sua visão de futuro e as principais iniciativas que a empresa pretende tomar nos próximos dez anos. Conectar 4 bilhões de pessoas que ainda estão offline através de acesso mais econômico à internet é uma das metas apresentadas pelo fundador e CEO do Facebook. Aplicar inteligência artificial em soluções inclusivas como fotografias para cegos ou diagnósticos médicos e continuar investindo na realidade aumentada foram outros dois pontos levantados pelo executivo.

"Estamos construindo tecnologia que vai dar a todos o poder de compartilhar facilmente qualquer coisa com qualquer pessoa. Seja para se manter em contato com seus amigos, começar um novo negócio ou ajudar a resolver os problemas do mundo, o caminho é conectar todas as pessoas. Só assim vamos progredir. E é por isso que o trabalho que fazemos é tão importante", afirmou Zuckerberg.

Confira abaixo os principais lançamentos anunciados ontem no F8:

Instant Articles

Como já havia prometido, o Facebook abriu oficialmente o já bastante comentado Instant Articles para todos os produtores de conteúdo da rede. Novos dados sobre o uso da ferramenta também foram divulgados em um post no blog oficial da empresa (acesse aqui). Parcerias com WordPress, Adobe Analytics, comScore e Nielsen também fazem parte da novidade. 

BETA Plataforma Messenger

Os já esperados bots estão definitivamente chegando ao Messenger. Segundo o Facebook, a ideia é criar uma nova maneira para que marcas e lojas possam se comunicar com seus clientes. O novo Messenger vai permitir aos administradores de páginas personalizar conversas por meio de ferramentas de inteligência artificial, usar imagens e conteúdos interativos e configurar telas inicias para janelas de conversas.

O Facebook faz questão de ressaltar, em sua publicação oficial, que os usuáriso continuarão no centro de sua estratégia, tendo controle sobre o funcionamento de seus apps, com a opção de bloquear facilmente os bots caso não queira interagir com as empresas por esse meio. 

Account Kit

Uma alternativa ao tradicional uso de senhas para login, o novo recurso deve permitir que as pessoas possam se logar usando apenas o número do telefone ou e-mail, através do recebimento de códigos por estes meios.

Social Plugins

Algo semelhante à opção "Salvar links", a ferramenta vai permitir que os consumidores do e-commerce  salvem produtos, viagens, cursos ou URLs de seu interesse em seu perfil do Facebook, e recebam notificações com informações relevantes, como redução de preço.

Facebook Surround 360

Com o objetivo de acelerar o crescimento do ecossistema 3D-360, o Facebook desenvolveu o Surround 360, um sistema de hardware e códigos abertos para captura de vídeos de alta qualidade em 3D e 360º. Todos os detalhes sobre o sistema e outras novidades relacionadas a vídeo 360º estão disponíveis no blog (clique aqui).

API do Live

Com a API do Facebook Live, canais de mídia poderão alcançar a audiência global do Facebook a partir de transmissões de vídeo com qualidade profissional, além de interagir com o público de diferentes formas. A API também possibilita que fabricantes de dispositivos de vídeo possam integrar o Live diretamente em seus produtos. O passo a passo de como aproveitar a novidade também foi divulgado no blog da empresa (clique aqui).

Novos recursos para gerenciar e proteger direitos autorais de vídeos

O Gerenciador de Direitos vai ajudar os produtores de conteúdo a gerenciarem seus vídeos no Facebook. Será possível criar uma espécie de biblioteca com o conteúdo que deseja proteger, criar regras sobre a utilização desses vídeos e identificar novos conteúdos postados. 

BETA Facebook Analytics para Apps 

A ferramenta oferece o monitoramento de padrões em eventos, taxa de conversão e retenção, visualização de ciclo de vida do aplicativo, definição de segmentação de audiência para anúncios, entre outros. Com o "Push Notifications", será possível construir campanhas aproveitando o recurso de notificações do Facebook.

BETA Profile Expression Kit

Desenvolvedores de aplicativos de imagens e vídeos poderão disponibilizar para o usuário a possibilidade de alterar sua imagem de perfil do Facebook com um vídeo editado direto do app. O novo recurso de share, por sua vez, vai facilitar o compartilhamento de trechos de textos e conteúdos de terceiros direto de um site para o perfil do Facebook.

Redação Adnews

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Cannes Lions promete a maior programação cultural da história

Próximo post

Este infográfico pode te ajudar a lidar com as gerações Y e Z

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.