O Greenpeace é uma organização não governamental de ambiente mundialmente conhecida por seus ideais ecológicos. Para reforçar esse posicionamento em épocas festivas, a marca da França está usando uma animação para surpreender os espectadores. A mensagem consiste em informar sobre a poluição do ar.

O filme de fim de ano da instituição de caridade é uma animação em stop motion sobre uma garota que está preocupada com seu ursinho de pelúcia enquanto caminha por uma cidade no inverno com a avó. Quando ela chega em casa, parece estar preocupada com o ar frio entrando na casa, então ela começa a fazer um presente para seu ursinho, embrulha-o e o coloca sob a árvore.

A revelação é que o presente feito a mão é uma máscara facial para proteger o ursinho da poluição do ar. No entanto, o texto na tela nos informa que nem um cachecol nem uma máscara são eficazes contra a poluição do ar e que 5,5 milhões de pessoas por ano morrem prematuramente como resultado da inalação de ar poluído. Confira abaixo:

O vídeo foi criado pela agência 84 Paris e dirigido por Anna Mantzaris, que recentemente trabalhou ao lado de Wes Anderson em sua animação longa “Isle of Dogs”. Foi produzido pela Passion Animation Studios em Londres e a produção exigiu mais de 80 horas de trabalho filmando em três sets ao mesmo tempo.

“Esta história de Natal oferece uma dupla leitura: a princípio, parece tocante e positiva, e parece proteger-se contra temperaturas baixas. Mas o choque no final revela um problema mais terrível, para o qual não temos uma solução efetiva: a poluição do ar”, dizem Olivier e Hervé Bienaimé, co-presidentes e diretores criativos da 84 Paris.