Globo reúne grandes nomes do empreendedorismo em SP

<p>
	Cr&eacute;dito: Istock/SIphotography</p>

Um festival para compartilhar experiências em inovação e empreendedorismo é a proposta do ‘Menos30 Fest’, iniciativa da Globo que acontece ao longo do dia 5 de dezembro no Cubo, em São Paulo. A programação conta com conferências, minipalestras e workshops ministrados por jovens que acreditaram no poder disruptivo de suas criações e em sua capacidade de contribuir com o mundo. Parte da plataforma ‘Menos30’, criada pela Globo para fomentar o diálogo entre jovens protagonistas da transformação social, o festival quer atrair interessados em debater e aprofundar reflexões sobre a nova economia.

Na abertura do festival, a jornalista da GloboNews Maria Prata comanda um painel sobre o panorama do empreendedorismo no Brasil, com a participação de Juliano Seabra, diretor geral da Endeavor, Gustavo Caetano, criador da startup SambaTech, e Gilberto Sarfati, professor da FGV e gestor da GVentures. Na sequência, Frederico Lacerda, um dos fundadores da primeira aceleradora de negócios a operar no Brasil – a 21212 – fará um workshop com dicas e orientações para montar um plano de negócios. Mediando um debate sobre empreendedorismo feminino, Sandra Boccia, diretora da revista ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, contará com a participação de Camila Achutti e Mariana Vasconcelos, criadoras de startups que apostaram no poder transformador da tecnologia.

Alguns nomes de projeção internacional também farão parte das discussões. É o caso de Tim Lucas, da Hyper Island – uma das principais escolas de criatividade e inovação do mundo – que trará o workshop ‘Design Think-se’. E Ricardo Cappra, estrategista digital, cientista-chefe na Cappra Data Science, que tem, no currículo, a campanha presidencial de Barack Obama e será o porta-voz da minipalestra "Big Data: transformando o comportamento humano em dados".

A Artemisia, que atua no fomento de negócios de impacto social, oferecerá descontos em sua plataforma de educação para os participantes do ‘Menos30 Fest’. Felipe Alves, coordenador da área de Educação da organização, falará sobre ‘Negócios de Impacto Social: entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois’.

João Ricardo Mendes, fundador do Hotel Urbano, contará sua experiência como empreendedor que iniciou um negócio, líder online do segmento no Brasil, na garagem de casa. Fundadora no Brasil do movimento "A Corrente do Bem", Livia Hollerbach dividirá com o público "As dores e as delícias de inovar em educação". Diego Reeberg, criador do Catarse – primeira plataforma de financiamento coletivo do Brasil – que já ajudou a viabilizar mais de dois mil projetos criativos através do crowdfunding, contará um pouco sobre essa nova modalidade de captação de recursos. Jean Rosier, da Perestroika, subirá ao palco para abordar as ferramentas criativas e o produtor cultural Coy Freitas dará um panorama da Economia Criativa. Ainda será oferecida ao público uma oficina de pitching com Guilherme Junqueira, da ABStartup, com dicas de como conquistar um investidor.

A revista e o programa ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, que têm conteúdo dedicado ao empreendedorismo, encerram o evento com um painel que apresentará, primeiramente, os quatro finalistas do prêmio ‘Empreendedor de Sucesso’, conferido pela revista e que será entregue no dia 3 dezembro. Em seguida, Rafaella Giraldi – criadora de uma rede de franquias na área de educação – e Julio de Campos, que cresceu como empreendedor comprando participações em empresas – batem um papo mediado pelo repórter do programa, Marcelo Baccarini.

 

Empreenda-se: novo caderno

Na ocasião, também será lançada a oitava edição da série Cadernos Globo, com o tema ‘Empreenda-se’. O projeto traz artigos de especialistas, entrevistas, reportagens e conteúdo sobre questões como a participação dos jovens no mercado de trabalho e a cultura digital e empreendedora. Uma tiragem de 15 mil exemplares da publicação será encartada na revista ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

Redação Adnews

Deixe seu comentário: