Larissa Manoela em: se tá na internet é verdade. Ou não?

larissa abre

A atriz do SBT e cantora, Larissa Manoela, se viu envolta em uma situação no mínimo constrangedora. Nas suas redes sociais, a jovem alegou ter recebido o título de Embaixadora da Boa Vontade em Defesa do Jovem Aprendiz pela Unesco. O que poucos poderiam esperar é que a própria Unesco (direto do seu perfil oficial), em resposta ao tuíte da artista, alegaria não ter conferido nenhum título na data e gostaria de entender do que se tratava. Desfeito o mal entendido, quem conferiu o título à Larissa foi o Clubes Unesco. 

Mas, nessa altura do campeonato, alguns veículos já haviam propagado a notícia. 

Interessante notar que, mesmo portais jornalísticos que deveriam ter em sua premissa a missão de apurar com cuidado e rigor, acabaram passando recibo em uma notinha que tinha como fonte apenas um post da atriz. Na era de redações cada vez mais enxutas e pressionadas por cliques, é de se entender que coisas assim acabem passando batido, mas acende um alerta sobre a maneira como o jornalismo tem sido produzido no país (ou talvez no mundo).

Diante da repercussão, os fãs da artista saíram em sua defesa diante da confusão. De um outro lado, simpatizantes da famigerada e recorrente “zoeira” das redes sociais, não perderam tempo em produzir e espalhar memes, gifs e o que mais se pudesse sair de engraçado sobre o assunto. Teve também quem olhasse para a questão da falha da comunicação interna da personalidade com sua assessoria.

Procuramos o tuíte na conta de Manoela, mas não achamos. Em tempo, a atriz relatou sua ida ao Senado Federal para receber o título conferido pela Clubes Unesco. As redes sociais responderam por alí mesmo.

Fatos como este nos lembram da importância de nos atentarmos à veracidade (ou não) do que é dito nas redes sociais e fora delas e acima de tudo, confirmar as informações com fontes com credibilidade confiável.

 

Deixe seu comentário: