Estudo aponta principais tendências das marcas na relação com clientes

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As companhias que atuam nos setores de convergência, serviços digitais, fidelidade, aviação, varejo on-line, bancos e serviços financeiros são as pioneiras em levar novas experiências e incrementos para o consumidor final, segundo consta a atual edição do estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, da consultoria nacional DOM Strategy Partners.

“Os setores se mantem em destaque no ranking das empresas mais inovadoras desde a primeira edição do estudo porque sabem tratar o cliente de forma estratégica e não tem medo de inovar mesmo diante da grande concorrência e do cenário econômico adverso, instaurado há três anos no País”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM e porta-voz do estudo.

Mas no que e para que essas companhias olham atualmente para manter em dia o diálogo com o cliente final em tempos de uma sociedade cada vez mais millennial e digital? Pensando em sanar tais dúvidas, a DOM Strategy Partners elencou as três principais estratégias de inovação que estão sendo ou serão colocadas em práticas por empresas como Claro, Netflix, Itaú Unibanco, Multiplus, Avianca, dentre outras. A lista foi extraída da interação realizada pela consultoria com líderes e executivos de 414 empresas com negócios no Brasil.

Convergência (telefonia celular, tv a cabo e internet)
Utilização de dados e inteligência como forma de conhecer as necessidades e anseios do cliente
Otimização de canais alternativos de autosserviço
Serviços remotos focados em mobilidade

Serviços digitais
Reconhecimento do cliente como importante ferramenta para o conhecimento e entretenimento
Usabilidade e agilidades nos serviços prestados
Ofertas segmentadas e personalizadas

Bancos e Serviços financeiros
Transações multicanais
Suporte personalizado
Consistência de serviços baseado na confiabilidade do cliente

Fidelidade
Reconhecimento do cliente
Materialização da proposto de valor do negócio
Atuação em rede, via canais de parceiros

Aviação
Reconhecimento do cliente
Serviços remotos focados em mobilidade
Transações multicanais

Varejo on-line
Reconhecimento do usuário e do cliente
Transações multicanais
Promoções e marketing digital

Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.

 

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