A importância de um bom plano de comunicação na web

“É importante analisar onde sua marca deve estar presente”

Um plano de comunicação na web consiste no planejamento de ações integradas (SEO, mídias sociais, web design, etc.) cujo objetivo é trazer resultados aos clientes. Esses resultados implicam em: visibilidade de marca, serviços e produtos, aproximação de potenciais clientes e, consequentemente, geração de novos negócios.

Investir – bem – em comunicação é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio, inclusive das micro, pequenas e médias empresas. Eu diria que as MPMEs têm a web como uma grande aliada para a dinâmica de novos negócios porque a internet trabalha com uma comunicação extremamente dirigida. Ou melhor, as empresas de comunicação web conhecem as estratégias para direcionar a comunicação aos públicos certos, e ao mesmo tempo, otimizar custos.

Ao elaborar um plano de comunicação na internet é importante analisar onde sua marca deve estar presente. De uma maneira geral, todas as ações de comunicação na web se orientam de acordo com o lugar onde o público está e cabe as empresas de planejamento orientar o cliente a respeito disso. Não adianta estar em todas as redes se o seu cliente não está lá, pois isso só implica em desperdício de recursos.

Ainda assim, o produto final de um plano de comunicação é o conteúdo criativo. Logo, um bom plano, além de avaliar bem os canais, deve também se preocupar com o tipo de linguagem, o tom e a energia criativa para que, diante de tantas informações que a internet despeja todos dias, a comunicação do cliente salte aos olhos do consumidor.

 

Criar um plano de comunicação na web eficiente consiste basicamente em:

  • Buscar uma empresa terceira que possa enxergar o cliente de fora, sem os vícios do próprio negócio. Esse parceiro deve ser sensível à filosofia do cliente e ao público-alvo;
  • Identificar em quais canais o público está presente, para falar com as pessoas certas;
  • Medir periodicamente os resultados para justificar o valor investido.

Ações de comunicação na web, aplicadas estrategicamente, são uma maneira eficiente de falar com o consumidor. Mas vale lembrar, antes de qualquer coisa, que para isso é necessário planejar sempre.

Artigo encaminhado por Flávio Yukio Motonaga, sócio diretor da líbero+, agência especializada em web marketing, criação de sites, SEO e redes sociais

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