Contar histórias de um jeito diferente, focando em gente. Contar histórias de um jeito que faça história. Histórias que sejam úteis, toquem, provoquem, empoderem, inspirem e ensinem. E, especialmente, repensar a lógica da produção, formatação e distribuição de conteúdo jornalístico, apostando em diversidade, regionalização, transparência, inovação, dados e, claro, pessoas.

Essa é a ambiciosa receita das marcas que nascerão sob o chapéu da Galápagos Newsmaking, empresa de mídia digital criada pela ex-publisher e diretora de conteúdo da Abril, Alecsandra Zapparoli. Desde que deixou o cargo, há pouco mais de seis meses, Alecsandra começou a formatar a empresa por acreditar na necessidade de produção primária de conteúdo jornalístico, ainda que sob o ponto de vista de modelo de negócio o momento seja altamente desafiador.

Entre os parceiros que toparam compartilhar seu know-how estão Google News Lab, Twitter, Amazon Kindle e Linkedin, entre outros. Também apoiam a iniciativa Ricardo Sales, do Mais Diversidade, e a empresa 2GetAmrop, uma das maiores redes globais de busca de talentos, referência na área em disseminar a importância da diversidade no ambiente corporativo. “Criamos métricas para medirmos o impacto social do curso para aprimorá-lo ano a ano”, completa Alecsandra.

Grandes marcas como Ambev, 99 e Nestlé são os primeiros patrocinadores e apoiadores da empreitada, que espera mobilizar milhares de candidatos com o potencial de impulsionamento das empresas de tecnologia. Do total de inscritos, 200 selecionados serão entrevistados preferencialmente em suas localidades e 30 farão a mentoria presencial de quinze dias em São Paulo, com todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação).

O curso presencial, entre os dias 22 de julho e 1 de agosto, virará material online para ampliar a abrangência da mentoria, cuja curadora responsável é a jornalista, escritora e repórter especial do Prêmio CLAUDIA (2015 a 2018), Giuliana Bergamo. Ela atuará com o jovem talento do jornalismo Felipe Germano, que deixou a Superinteressante após três anos. Fazem parte da grade disciplinas e palestras sobre compromisso ético, checagem dos fatos, esclarecimento de notícias falsas, contra-narrativa, podcasts, técnicas de entrevistas, edição de vídeos, empreendedorismo, tendências de comportamento da audiência e engajamento, entre outros temas.

Após formar a rede de colaboradores, Alecsandra lançará a primeira marca da Galápagos: a DarwiNews. Com o slogan “só a diferença ensina e faz evoluir”, a marca focará em temas sobre cidadania, incluindo aí cobertura de poder, diversidade, inovação e cultura. No portfólio ainda aparecem mais três marcas: Sabor4Life, que acompanhará o fenômeno mundial da preocupação com a qualidade do que comemos e o impacto disso na cadeia alimentar – do pequeno agricultor à indústria alimentícia; FelizMente, que acredita que o melhor remédio para uma boa saúde mental e bem-estar é ter conhecimento para poder gerir a sua própria saúde; e PMEvolução, sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras no universo de pequenas e médias empresas.

Para se inscrever no curso, acesse o site.

 

 

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