indexSocial aponta queda no engajamento de fãs em 2013

Avatar
Já no quesito audiência, Guaraná Antarctica segue na liderança
Em seu segundo balanço anual de mensuração da performance das marcas no Facebook, Twitter e Youtube, o indexSocial aponta tendências que vão pautar as agendas dos profissionais de marketing em 2014. Criado em 2011 pela Espalhe Marketing de Guerrilha, o indexSocial tem um papel relevante na decisão dos profissionais de marketing com análises constantes, em tempo real, em diferentes plataformas, apontando a performance de uma frase, vídeo, imagem e posts. Mais do que fazer os rankings de audiência, que são importantes, o indexSocial analisa o engajamento e o share de engajamento das marcas com seus fãs.
 
Na análise de 2013, foram registradas 672 milhões de conexões entre pessoas e marcas considerando Twitter, Facebook e Youtube, 170% a mais que o ano anterior.
 
O Facebook segue como a plataforma com maior número de acessos e sendo a mais utilizada no Brasil. Por permitir um nível de segmentação detalhado, muitas marcas colocam a rede social como prioridade na estratégia de comunicação digital, visando relacionamento e fidelização de consumidores. Para 2014, a expectativa aumenta quanto ao desafio de manter a conversa e o relacionamento constante com a audiência, já que o ano passado foi impactado pela redução no alcance orgânico (número de fãs que as marcas conseguem atingir por meios dos posts)
 
As líderes de 2013
 
Audiência – No final do ano passado, a ferramenta passou a monitorar as principais marcas globais com presença social considerando os fãs, seguidores e assinantes brasileiros. Além de possibilitar uma análise mais detalhada da performance, a inclusão de novas marcas provocou diversas mudanças no top 10. Guaraná Antarctica manteve a liderança em audiência durante os 12 meses de 2013 e é a marca com mais fãs por dois anos consecutivos. Já Coca-Cola (2ª) e eBay (9ª) estreiam no balanço anual. Skol (3ª), Lacta (7ª) e Brahma Futebol (8ª) foram as únicas a registrar queda no índice de audiência em relação a 2012, indicando um crescimento menor do que o mercado. Completam o ranking: Nívea (4ª), Garoto (5ª), Hotel Urbano (6ª) e Netshoes (10ª).
 
 
Engajamento – No  Devido a queda de potencial dos posts orgânicos, muitas marcas têm optado pelo investimento também em mídia na rede social, garantindo maior alcance de seu conteúdo. Ainda assim, apesar dessas restrições, o volume de interações aumentou 28%.
 
Das 10 marcas mais engajadoras do Brasil, 6 apresentaram queda em 2013. São elas: Brahma Futebol (1ª), Arezzo (2ª), Use Huck (3ª), Melissa (6ª), Stella Artois Brasil (9ª) e Skol (10ª). Completam o top 10 de marcas com maior interação com os consumidores: Mary Kay (4ª), Cacau Show (5ª), Emirates (7ª) e Lojas Renner (8ª). 
 
 
Share de engajamento – As 10 maiores marcas nessa perspectiva representaram, em 2013, 58.3% de todas as interações medidas pelo indexSocial, uma queda de 4,2% em relação a 2012. Brahma Futebol continua na liderança (como durante todo o ano) com 41% de todas interações. A estratégia da marca de cervejas de ligar-se ao futebol associando-se a times em fanpages deu certo. Quatro marcas perderam espaço nesse quesito: Guaraná Antarctica (3ª), Stella Artois Brasil (5ª), Chiclets (9ª) e Brahma (10ª). Completam o ranking: Skol (2ª), Arezzo (4ª), Lacta (6ª), Melissa (7ª) e Hotel Urbano (8ª), que cresceram em share de engajamento no ano passado.
 
 
Redação Adnews
Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post anterior

Chinês cria impressora que substitui tinta por água

Próximo post

#Cpbr7: Startup&Makers fecha o primeiro negócio na Campus Party

Posts Relacionados

Por favor, desabilitar Adblock para visualizar conteúdo do site.